O Plano de Expansão da Rede Federal de EPT foi um dos primeiros passos para desenhar o futuro do que hoje conhecemos como Institutos Federais, cuja característica principal é a interiorização de suas unidades e/ou campi, com oferta gratuita de cursos técnicos e superiores em praticamente todo o território nacional, sintonizados com as características produtivas de cada região.
Ainda como parte do plano de expansão, foram anunciadas mais duas Uneds para 2008: Itaperuna e Cabo Frio. Também houve a inauguração da Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (Upea), para desenvolver pesquisas e experimentos relacionados ao meio-ambiente.
A parceria com prefeituras se destaca como uma importante estratégia para a presença da instituição nos municípios, principalmente os de pequeno porte, e ao longo dos anos será possível observar como esta relação de proximidade com o poder público municipal foi importante para a expansão e interiorização da instituição. Neste ano de 2007, o poder público de Quissamã iniciou a estruturação de um convênio com o Cefet Campos para a construção de uma unidade própria com cursos específicos de formação tecnológica.
Gestores e professores da escola também foram requisitados por diversas vezes como fontes para notícias sobre mercado de trabalho e qualificação de mão-de-obra; estas reportagens também colocam o Cefet Campos e o Senai como os maiores representantes da formação técnica no município de Campos dos Goytacazes, período em que a cidade oferecia oportunidades de emprego nesta área.
O Cefet também foi sede para diversos eventos, entre eles, nas áreas de educação, meio ambiente, tecnologias e esporte: o ginásio do Cefet Campos sediou o Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica; e atletas do Pan foram homenageadas em Campos. A escola também é utilizada como ponto de localização para notícias acerca de acidentes e crimes em seu entorno.
Outros fatos que marcaram o ano foi uma missão de professores dos EUA que esteve na escola; o curso de Design Gráfico recebeu nota máxima e foi considerado “ótimo” pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e Órgão do Ministério da Educação (MEC); também foram registrados outros momentos, tais como, os 98 anos da instituição, provas de concursos, Processos Seletivos para Cursos Técnicos e Vestibular; e protestos conduzidos por estudantes para controle de trânsito; além da discussão de oferta de novos cursos paras as unidades a serem inauguradas.
O ano de 2007 chega ao fim com um fato inédito: a professora Cibele Daher foi destacada pela imprensa como a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora geral do Cefet Campos, após eleições internas















































