O 1º semestre de 2008 é marcado, principalmente, pela mudança de institucionalidade que transformou o Cefet Campos em Instituto Federal Fluminense (IFF). Já no início do ano os jornais noticiam a possibilidade da alteração, com sua confirmação em abril. Percebe-se que os impactos gerados são pouco explorados pela mídia, bem como uma confusão na nomenclatura ora referindo-se ao instituto ainda como Cefet, ora como Ifet - sigla utilizada no início do processo de transformação -, entre outros termos que irão surgir ao longo do ano como IFF e IF Fluminense.
As parcerias internacionais são realidade na instituição para a promoção da ciência, tecnologia e educação. Há registros do Programa de Cooperação Brasil-EUA para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica e, com mais destaque, o Projeto Angola-Brasil, uma parceria do Instituto com o governo daquele país para a construção de escolas e capacitação de professores visando à especialização da mão-de-obra local na área de construção civil.
É recorrente a exposição da instituição na imprensa por meio de notícias sobre eventos, sejam realizados por ela ou em suas dependências: V Bienal do Livro, o I Encontro Agro Ambiental com o tema sobre Agricultura Saudável, realizado na Upea; Semana do Meio Ambiente; Semana da Enfermagem; I Encontro Internacional de Astronomia; e destaque de alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática são alguns exemplos que podem ser citados.
Outro fato que chamou a atenção foi que o curso de Design Gráfico, implantado em 2001, recebeu nota máxima e foi considerado “ótimo” pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação (MEC).


















































